Ermelinda Brauner Iensen, 70 anos, nasceu e cresceu em Mata, onde vivia com os pais. A primogênita entre nove irmãos, mudou-se para Santa Maria na década de 1970, para ser juvenista no Santuário de Schoenstatt. Em um baile de Santo Antão, Ermelinda conheceu o marido Adão Luiz Iensen, 66. O casal teve uma filha única, Angelica, 39, e um neto, Luigi, 6.
- Minha mãe trabalhava na lavoura e ajudou a cuidar dos irmãos. Ela e meu pai começaram a namorar durante uma Romaria. Após seis anos, eu nasci. Batalhadora, a mãe ainda se tornou técnica em radiologia. Ela é o meu grande exemplo - diz Angelica.
Como profissional, Ermelinda destacou-se pelo trabalho no Hospital de Caridade, onde atuou por 26 anos. Mesmo depois de se aposentar, exerceu a profissão no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), por 18 anos. Ermelinda também era envolvida nas questões sociais e políticas da cidade. De acordo com Angelica, ela foi uma das fundadoras do Sindicato dos Técnicos Radiologistas do Rio Grande do Sul e uma das primeiras técnicas de Santa Maria a realizar exames de mamografia:
- Ela foi uma grande referência, uma grande mulher. Incansável, fazia questão de ajudar os outros. Em casa, sempre havia um par de calçados ou agasalhos para doar a quem precisasse.
Sensível, a mãe era dedicada em tudo o que fazia. Após o nascimento de Luigi, Ermelinda dedicou-se a ajudar a filha nos cuidados com o neto. Conviver com o pequeno era a alegria dela. Nas horas livres, Ermelinda não dispensava as oportunidades de viajar. Ir para a chácara da família para ficar em contato com a natureza era compromisso certo para ela e o marido. Apaixonada pela natureza, a aposentada cuidava das plantas e mantinha uma pequena horta.
Para o genro Lisandro Oliveira Rodrigues, fica a saudade de uma pessoa que estava sempre pronta a ajudar:
- Nos últimos tempos, minha sogra ficava mais em casa para cuidar da saúde. Mesmo assim, jamais deixou de auxiliar nos cuidados com o Luigi. Ele era o centro de sua atenção e amor. Amaremos ela eternamente - emociona-se Lisandro.
Em 2 de dezembro, devido a complicações depois de passar por uma cirurgia cardíaca, Ermelinda faleceu. Ela foi cremada no dia seguinte, no Crematório Dom José, em Santa Rosa.
Falecimentos em Santa Maria e Região
Funerária São Martinho
13/10
- Eda Flores Ilha, aos 93 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
- Maria Dai Pra Rodrigues de Rodrigues, aos 95 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
- Thereza Jorge Ramos, aos 89 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
14/10
- Nelso Gonzatti, aos 89 anos, foi sepultado no Cemitério de Viamão, na região Metropolitana, em Porto Alegre
- Mara Regina Rodrigues Ribeiro, aos 49 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita
- Victorina Alves Teixeira, aos 88 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria