obituário

Morreu a técnica em radiologia Ermelinda Brauner Iensen


Ermelinda Brauner Iensen, 70 anos, nasceu e cresceu em Mata, onde vivia com os pais. A primogênita entre nove irmãos, mudou-se para Santa Maria na década de 1970, para ser juvenista no Santuário de Schoenstatt. Em um baile de Santo Antão, Ermelinda conheceu o marido Adão Luiz Iensen, 66. O casal teve uma filha única, Angelica, 39, e um neto, Luigi, 6.

- Minha mãe trabalhava na lavoura e ajudou a cuidar dos irmãos. Ela e meu pai começaram a namorar durante uma Romaria. Após seis anos, eu nasci. Batalhadora, a mãe ainda se tornou técnica em radiologia. Ela é o meu grande exemplo - diz Angelica.

Como profissional, Ermelinda destacou-se pelo trabalho no Hospital de Caridade, onde atuou por 26 anos. Mesmo depois de se aposentar, exerceu a profissão no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), por 18 anos. Ermelinda também era envolvida nas questões sociais e políticas da cidade. De acordo com Angelica, ela foi uma das fundadoras do Sindicato dos Técnicos Radiologistas do Rio Grande do Sul e uma das primeiras técnicas de Santa Maria a realizar exames de mamografia:

- Ela foi uma grande referência, uma grande mulher. Incansável, fazia questão de ajudar os outros. Em casa, sempre havia um par de calçados ou agasalhos para doar a quem precisasse.

Sensível, a mãe era dedicada em tudo o que fazia. Após o nascimento de Luigi, Ermelinda dedicou-se a ajudar a filha nos cuidados com o neto. Conviver com o pequeno era a alegria dela. Nas horas livres, Ermelinda não dispensava as oportunidades de viajar. Ir para a chácara da família para ficar em contato com a natureza era compromisso certo para ela e o marido. Apaixonada pela natureza, a aposentada cuidava das plantas e mantinha uma pequena horta.

Para o genro Lisandro Oliveira Rodrigues, fica a saudade de uma pessoa que estava sempre pronta a ajudar:

- Nos últimos tempos, minha sogra ficava mais em casa para cuidar da saúde. Mesmo assim, jamais deixou de auxiliar nos cuidados com o Luigi. Ele era o centro de sua atenção e amor. Amaremos ela eternamente - emociona-se Lisandro.

Em 2 de dezembro, devido a complicações depois de passar por uma cirurgia cardíaca, Ermelinda faleceu. Ela foi cremada no dia seguinte, no Crematório Dom José, em Santa Rosa.

Falecimentos em Santa Maria e Região

Funerária São Martinho

13/10

  • Eda Flores Ilha, aos 93 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
  • Maria Dai Pra Rodrigues de Rodrigues, aos 95 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
  • Thereza Jorge Ramos, aos 89 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

14/10

  • Nelso Gonzatti, aos 89 anos, foi sepultado no Cemitério de Viamão, na região Metropolitana, em Porto Alegre 
  • Mara Regina Rodrigues Ribeiro, aos 49 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita 
  • Victorina Alves Teixeira, aos 88 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a massoterapeuta Doroty de Oliveira Ziegler Anterior

Morreu a massoterapeuta Doroty de Oliveira Ziegler

Morreu o taxista aposentado Marino Fogliarini Próximo

Morreu o taxista aposentado Marino Fogliarini